Fisioterapia Obstétrica
Prepare o Corpo para As Mudanças
A gravidez é uma condição especial de saúde que traz diversas modificações e adaptações no organismo materno, que são necessárias para o estabelecimento e progressão da gestação. As alterações podem ocorrer em todos os órgãos e sistemas do corpo da gestante, como pele (hiperemia e aumento da sudorese), trato urinário (aumento dos rins, alterações na reabsorção de glicose e hipotonicidade do sistema), sistema endócrino (secreção de progesterona, estrogênio e relaxina, entre outros hormônios, aumentada), gastrointestinal (diminuição da sua função), sistema locomotor (mobilidade articular aumentada, mudança na marcha e alteração postural), cardiovascular (anemia fisiológica da gestação, aumento do débito cardíaco e alteração da frequência cardíaca) e respiratório (aumento do volume corrente e redução do volume residual).
PRÉ-PARTO
A Fisioterapia tem como objetivo diminuir os incômodos e preparar o corpo para as mudanças que irão ocorrer, os principais efeitos sobre o corpo da gestante incluem o alívio da sintomatologia dolorosa, como as lombalgias; a melhora da circulação auxiliando na redução dos edemas; promove uma reeducação postural, melhora o tônus muscular, gera relaxamento, melhora a função intestinal (a constipação é uma queixa comum entre as gestantes), melhora o condicionamento do aparelho cardiorrespiratório e aumenta a auto-estima da gestante, proporcionando um bem-estar físico e emocional.
Indicada a partir do segundo trimestre gestacional com a autorização médica. As condutas utilizadas são alongamentos e fortalecimento de uma maneira global, exercícios respiratórios e específicos para o assoalho pélvico de maneira apropriada para cada fase, além de técnicas de relaxamento e de consciência corporal. O trabalho do fisioterapeuta durante o período pré-natal é realizado para conscientizar a gestante de sua postura e de desenvolver a potencialidade dos seus músculos para que se tornem aptos a conviver com as exigências da gravidez e no momento do parto.
PÓS-PARTO
O período pós-parto (puerpério) tem duração de 6 a 8 semanas e é o momento em que as modificações locais e sistêmicas provocadas no organismo da mulher pela gravidez e parto retornam ao estado pré-gravídico. A Fisioterapia irá auxiliar independente da via de parto, cesariana ou normal.
Os procedimentos realizados são:
• Orientações e cuidados com a cicatriz
• Diminuição da dor utilizando crioterapia ou TENS
• Exercícios focados para o assoalho pélvico para diminuir edema e dor na região
• Prevenção para evitar diversas disfunções com a incontinência urinária, fecal e prolapsos (queda de órgãos)
• Exercícios para redução da diástase abdominal (afastamento do reto abdominal)
• Orientações referentes a posturas adequadas para amamentação e cuidados com o bebê.
Fale com a gente e marque uma avaliação gratuita. Telefone: (85) 3111-1081